quarta-feira, 30 de março de 2011

Nem a Guerra separa uma amizade.


A amizade é o sentimento mais puro e sincero que alguém pode sentir, já dizia o poeta. Pois bem, nos dias de hoje esse sentimento não se encontra facilmente e as pessoas crêem que ele não seja mais tão importante em nossas vidas. Porém, o que o irlandês John Boyne nos conta no livro O Menino do Pijama Listrado em 2008 é uma história que pode servir de exemplo para muitas pessoas.
A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha onde Bruno é um menino de 9 anos, filho de um nobre oficial alemão que teve de deixar o conforto de sua casa, e trazer consigo sua família para viverem próximos a um campo de concentração. O menino, que não possui amigos e vive sempre sozinho  não faz idéia de que seu pai foi fazer neste lugar totalmente diferente da sua casa onde morava em Berlim.
Depois de alguns dias trancado em seu quarto, Bruno passa a explorar o local, e em uma dessas “fugidas”conhece Shmuel, um menino nascido no mesmo dia que Bruno, da mesma idade,que vestia sempre um “pijama listrado” porém com um destino totalmente diferente, era judeu. Os dois meninos passam a brincar , cada um de um lado de uma enorme cerca que separa o ponto policial do campo de concentração.Aí surge o sentimento do qual eu falava no início desta narrativa: a amizade. É uma amizade sincera, onde um só tem ao outro para conversar e passar o tempo.
Bruno não faz idéia do papel de seu pai, e nem o porque  Shmuel tem de ficar do outro lado da cerca. Os dois dão uma lição de vida para quem tem a oportunidade de conhecê-los e mostram como uma verdadeira amizade pode surgir, independentemente de preconceitos, guerras, classe social ou religião. Talvez o mundo precisasse de Brunos e Shmuels para que a paz reine e que possamos realmente descobrir o valor de verdadeiras amizades.
O livro ganhou também a adaptação cinematográfica, gravada em 2008, dirigido por Mark Herman, o qual ganhou o prêmio de melhor direção no mesmo ano pela 11ª edição do British Independent Film Awards (Bifa), principal premiação do cinema independente britânico.

Um comentário:

  1. Parabéns Samara!!!Muito boa mesmo!
    Se todos soubessem o valor de uma amizade verdadeira,o mundo seria bem melhor!
    Bjinn

    ResponderExcluir