Já dizia o velho ditado “o mundo é dos espertos”! E não contrariando tal dito popular, o filme A Rede Social está aí para comprová-lo. O longa metragem foi lançado em 2010 pelo diretor David Fincher e é baseado na história real do criador do facebook.
Mark Zuckerberg é um garoto que estuda em Harvard, e é um ótimo programador de computadores. Porém, não é popular e nem bonito. Ele namora uma garota, a qual termina o namoro logo nas primeiras cenas do filme. Com o término da relação, Mark segue para seu quarto e escreve sobre sua ex em seu blog. Na mesma noite ele embriaga-se e trabalha em uma idéia. Uma idéia que até então ninguém havia pensado.
Naquela noite de 2003, surgia em seu quarto uma revolução da comunicação na internet. Ele baseou-se em tudo o que as pessoas gostariam ou necessitavam saber sobre as outras pessoas. Em várias cenas é possível analisar esse aspecto. Quando alguém o pergunta em que ele é interessado. Aí Mark corre para seu quarto e ajusta o novo invento conforme achasse que as pessoas se adequariam. O menino não faria isso sozinho,não é mesmo? Claro que não. Ele contou com a ajuda de seu melhor amigo, Eduardo, o qual passaria a cuidar das finanças do “negócio”. Porém tal parceria não dura até o fim da trama, pois enquanto Eduardo faz uma viagem para encontrar anunciantes para o site, Mark conhece Peter, um já conhecido produtor de sites. Esse passa a cuidar das finanças e ergue Mark como um grande empresário. Assim acaba a amizade e inicia uma grande briga entre Eduardo e seu então, ex amigo Mark.
Enfim, o filme baseado também no livro The Accidental Billionaires, comprova que na vida ninguém consegue subir sem amigos, mas que também não sobe sem fazer inimigos. Um exemplo disso é Mark, o garoto que em sua época de faculdade, embreagado e com tantas pessoas o julgando conseguiu superar e se tornar o bilionário mais jovem do mundo. Usando a imaginação e colocando em uma página da internet algo que as pessoas procuravam, se tornou um dos maiores gênios do mundo da comunicação e também da informática.
Mark prova que aquele ditado popular não está longe da realidade atual. Para ser reconhecido e ter o seu trabalho no topo do mundo é preciso sim ser esperto. Ou nesse caso, superar os seus próprios limites.
O facebook é um fenômeno, possui mais de 500 milhões de membros e o filme já conquistou vários prêmios, entre eles o de Melhor Roteiro Adaptado, melhor edição e melhor trilha sonora ao oscar de 2010.
"A Rede Social" é um filme muito interessante!
ResponderExcluirÉ o claro exemplo de que criatividade e ousadia podem dar muito certo. Quando Mark (e seus supostos socios) imaginariam que "The Facebook" se tornaria um fenômeno milionário???
Post super pertinente, pessoal.
abraços :D
http://www.fadep.br/blog-da-galera